Mais Eficiência Energética na Iluminação Pública do Cávado – Obra a Cargo da Empresa Cunha Bastos

Esposende investe 384 mil euros para garantir eficiência energética da iluminação pública

DSC08929

Já arrancou a primeira fase da remodelação da rede de iluminação pública do concelho de Esposende, com a colocação de mais de um milhar de luminárias de tecnologia LED e de vapor de sódio de alta pressão, num investimento que rondará os 384 mil euros.

A medida abrangerá todas as freguesias do concelho e será concretizada no âmbito do projeto “Mais Eficiência Energética na Iluminação Pública do Cávado”, candidatado pela CIM Cávado, Comunidade Intermunicipal onde se insere o Município de Esposende, ao POVT – Programa Operacional Temático Valorização do Território, permitindo uma taxa de poupança nos consumos energéticos na ordem dos 55% e uma redução efetiva da percentagem de emissão de dióxido de carbono para a atmosfera.

Com efeito, mais de 70% dos novos equipamentos serão de tecnologia LED, que é mais eficiente e garante maior autonomia energética e durabilidade, reduzindo os consumos e os custos de manutenção. Previsivelmente, até 23 de outubro, os trabalhos de instalação das novas luminárias decorrerão em Apúlia, Esposende, Fão, Fonte Boa, Gandra, Gemeses e Rio Tinto. A partir do dia 26, desenvolver-se-ão em Curvos, Palmeira de Faro e Vila Chã e, na primeira semana de novembro, estão programadas intervenções em Antas, Belinho, Forjães e Mar.

A instalação dos equipamentos LED ficará concluída na segunda quinzena de novembro, com a renovação da rede em Marinhas. Durante o mês de dezembro, serão instalados os equipamentos de vapor de sódio de alta pressão em Apúlia, Belinho, Esposende, Forjães, Gemeses, Marinhas e Palmeira de Faro, prevendo-se a conclusão dos trabalhos na segunda semana de dezembro.

Esta primeira fase de remodelação da rede de iluminação pública deverá estar concluída até ao final do ano, prevendo-se a sua continuação ao longo do tempo com a substituição das armaduras abertas que ainda existam por armaduras fechadas e com a eliminação total das lâmpadas de mercúrio da rede.